Powered by PittmannIT

Pittmann Brasil is a Member of Pittmann Global Network

© 2019 Pittmann International LLC - All Rights Reserved

  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

Busca

​Áreas de Negócios

Agronegócio

       agronegócio brasileiro está em evidência. O Brasil é o líder em produção e exportação de quase todas as commodities agrícolas. Por hectare são produzidos 3 mil kg de grãos, numa área plantada total que alcança cerca de 61 milhões de hectares. Cada agricultor do Brasil alimenta 180 pessoas - são mais de um bilhão de habitantes do mundo, cuja comida colocada na mesa é garantida pelo trabalho e esforço dos mais de 5 milhões de produtores rurais brasileiros.

 

O agronegócio representa 25% do PIB nacional (1,4 trilhões de reais em 2017), sendo responsável pelo saldo positivo da balança comercial (96 bilhões de reais em 2017, quase a metade de todas as exportações brasileiras), além de gerar mais de 30 milhões de empregos. Em função dos números e de suas condições climáticas e territoriais, o Brasil é a principal alternativa para garantir o aumento na produção de alimentos que o mundo exige.

 

Para fins de referência, somente em 2017, segundo o Governo Federal, foram abatidas 5 bilhões de aves, 36 milhões de suínos e 23 milhões de bovinos, com uma produção total de 16 milhões de toneladas de carne. Os frigoríficos brasileiros operam as melhores e mais modernas plantas industriais do planeta, que possuem características que as diferenciam das dos demais países, devido, fundamentalmente, à questões sanitárias, de biossegurança, geográficas e de custo de produção.

 

Por isso, o mundo observa atento como a indústria do campo vai reagir à crise interna pela qual o País vem passando. O nível de dependência do apoio estatal, num momento de forte readequação da capacidade de investimentos da União ante o déficit fiscal, certamente trará impactos importantes e em longo prazo.

 

Outro ponto fundamental diz respeito à infraestrutura de transporte do país e sua particular necessidade de vultosos investimentos. A solução passará inevitavelmente pelo desenho de novos modelos envolvendo o setor privado e que superem os entraves que essas iniciativas têm enfrentado.

 

No mercado externo, o agronegócio brasileiro precisa estar atento às ameaças e oportunidades que irão surgir da nova configuração dos padrões de comércio mundial – inclusive uma eventual desaceleração da China, atualmente o maior mercado no mundo para produtos nacionais do segmento. Os especialistas da Pittmann estão habilitados para auxiliar às empresas do segmento na superação desses desafios.

O