Powered by PittmannIT

Pittmann Brasil is a Member of Pittmann Global Network

© 2019 Pittmann International LLC - All Rights Reserved

  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

Search

​Áreas de Negócios

Saneamento

      s concessionárias de distribuição de água e tratamento de esgoto têm investido para garantir maior eficiência operacional e redução de custos.

O investimento em novas tecnologias é primordial para gerar eficiência nos serviços de saneamento básico. Com sistemas complexos, em que redes de distribuição podem se estender por dezenas de quilômetros, soluções inovadoras e criativas são necessárias para a ampliação da oferta e a redução dos custos.

 

A inteligência artificial e a IoT tem um papel a cumprir no setor de saneamento. Já existe no mercado sensores para serem utilizados ao longo da rede de distribuição e coletar informações relevantes do sistema através de big data, tubos inteligentes que proporcionam avaliações de risco em tempo real antecipando e evitando vazamentos, medidores de vazão de maior precisão e hidrômetros inteligentes cuja função é digitalizar as informações do consumo e que dispensam a necessidade de um leiturista. Nesse caso, o aparelho envia regularmente e em tempo real dados de consumo por radiofrequência para uma central, deixando os dados disponíveis tanto para a concessionária, que te a possibilidade de projetar o aumento de demanda e planejar melhor a ampliação do fornecimento no futuro, quanto para o usuário, que recebe alertas via e-mail ou SMS em casos de consumo acima do normal que podem configurar desperdício.

 

A telemetria também já é utilizada por algumas empresas do setor. Através de um equipamento acoplado ao veículo do leiturista e hidrômetros digitais, o leiturista trafega pelas ruas e a leitura é feita através dos sinais emitidos pelos hidrômetros.

 

Outro elemento em que a IoT ajuda é no controle da pressão da rede. Novas tecnologias permitem esse monitoramento online identificando o comportamento, por exemplo, da vazão noturna, indicador importante para encontrar vazamentos no sistema com mais precisão.

 

Em se tratando de sistemas de esgoto, a inovação se faz necessária em áreas remotas, onde o tratamento dos dejetos é mais raro e difícil. Empresas vem desenvolvendo  fossas sépticas biodigestoras, que trata o esgoto do vaso sanitário e produz um efluente que pode ser usado no solo como fertilizante. Além de adubo, o esgoto pode fornecer energia a partir do tratamento de biogás.

 

É notório que as empresas do setor de saneamento precisam se planejar para adaptar sua infraestrutura para as transformações. Com sólidos conhecimentos no setor, a Pittmann pode auxiliar seus clientes nos desafios atuais e vindouros.

 

Nossos serviços incluem análise de riscos na cadeia de suprimentos, auxílio na contratação de fornecedores de baixo custo, gestão de riscos de mercado, liquidez e crédito, mensuração e avaliação de impacto social, desenvolvimento de plataformas tecnológicas para AI, asseguração de parceiros comerciais, e suporte no ganho de eficiência operacional, entre outros.

A